quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Telhado verde!!


Boa noite gentein ^^

Como sempre de olho no que se pode ser feito para viver melhor, li essa reportagem no site EcoDesenvolvimento e compartilho agora com vocês! ^^ Vale a pena!! =)


A técnica dos tealhos verdes consiste em revestir a laje com uma manta impermeabilizante, seguida de um sistema de drenagem de água, da camada de solo e de uma vegetação adequada à superfície e ao clima local. Além de gramas e pequenos arbustos, a depender da estrutura, é possível optar por mudas de pequenas árvores, que passam a servir de abrigo para pássaros. A manutenção costuma ser simples e o custo é comparado ao de um telhado convencional.

O substrato de terra e argila presentes no ecotelhado pode absorver até 70% da água da chuva. Desta forma, a técnica também contribui para a redução do transbordamento de esgotos e diminui o índice de infiltrações, uma vez que a água tem menos contato com a cobertura de cerâmica ou cimento.

As cidades chegam a ser 5°C mais quentes que os ambientes rurais e a maior causa é o excesso de asfalto e de materiais impermeáveis que cobrem a terra. Com o uso de telhados verdes, o calor do ambiente é extraído pela evaporação, fotossíntese e pela capacidade de armazenar calor das plantas, assim, a superfície verde funciona como um isolante térmico. Além de melhorar a qualidade do ar e tornar a sensação térmica dentro das casas mais agradável, os telhados verdes são capazes de gerar economia de energia e amenizar problemas como a poluição.

As plantas ainda retêm as partículas suspensas de poeira, melhoram a acústica do ambiente, garantem sombra e produzem um ar mais puro para a região. Estes são alguns dos motivos que levaram os telhados verdes a ganharem as casas do mundo e, aos poucos, chegarem ao Brasil.

Em um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, as casas do morro Dona Marta ganharão telhados verdes. No primeiro momento, três residências foram selecionadas para participar do projeto piloto. O projeto pretende implantar telhados verdes em 200 casas de várias favelas do Rio.

Para colocar a ideia em prática, é preciso procurar mão de obra especializada. Após analisar a resistência da estrutura que irá receber o telhado, o nível de impermeabilização, o desnível e a declividade da cobertura, o profissional pode indicar a infraestrutura mais adequada para o telhado não trazer transtornos como vazamentos, infiltrações, perda de plantas e de terra pela erosão ocasionada pela chuva, dentre outros problemas.

Quer melhorar o ambiente da sua casa e da sua cidade? Procure uma empresa especializada e ajude a melhorar o ambiente da sua casa e da sua cidade.

Nenhum comentário: