domingo, 20 de julho de 2008

Religião? Jesus?


Atualmente tem se falado muito sobre servir a Jesus sem ser religioso. Concordo plenamente, quando me refiro ao sentido dado pelas pessoas sobre religião. A maioria das pessoas não sabe o seu sentido, ou a quem ela se refere, ou porque foi usada. Quando se fala em religião lembra-se logo de rituais em templos e suas regras ou mandamentos. No entanto, a palavra religião tem origem do grego e significa religar. Quando se fala em religião, estamos (cristãos) nos referindo a Jesus Cristo que nos religa a Deus, uma vez que o homem estava desligado dEle pelo pecado. Sendo assim, Cristo é a nossa Religião.

Entretanto, tem-se usado há muito tempo esta expressão para classificar as diferentes crenças ou grupos ideológicos e seus ritos. Quando nós reduzimos o termo a apenas cumprimentos de ritos e mandamentos, sem qualquer essência maior, devemos realmente fugir disso. Jesus foi muito categórico ao mostrar que devemos cultivar um relacionamento com Deus. E que Ele é o único caminho para alcançarmos isso. E esse relacionamento não depende de ritos e mandamentos, por si próprios. Depende sim de transformação, como está escrito: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5.17)

Os mandamentos feitos por Deus não são descartados, no entanto você os cumprirá se eles fizerem sentido pra você e se refletirem a presença de Deus em sua vida. Ao contrário disso é hipocrisia. O povo de Israel em determinado momento oferecia sacrifícios a Deus de qualquer maneira, sem ter feito primeiro um sacrifício de coração, amando a Deus. Sendo assim, Deus não recebia essas ofertas. Jesus resumiu de forma bem clara a essência dos mandamentos, quando disse que eles se resumiam em dois:

Ame o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente. E ame ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27

Quando você aceita o amor de Deus e deseja que Ele governe a sua vida (te garanto é a melhor opção), mudanças vão começar a acontecer. Primeiro você vai querer saber o que Ele quer que você faça. E isso está na Bíblia, livro que Ele deixou pra sabermos sobre Ele e seus ensinamentos.

Cumprir os ensinamentos de Cristo será conseqüência de um relacionamento com Ele. E o cumprimento dos famosos 10 mandamentos também.

Mas, utilizando o termo religioso como de costume é usado, deve-se realmente adorar a Deus sem ser religioso, pois senão estaremos sendo hipócritas e Deus não receberá a adoração que for dada a Ele, pois como está escrito:

E Deus que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do espírito... Romanos 8:27b

Adrianne Marreco Pedroso

Em: 07.08.2006

2 comentários:

Unknown disse...

é perfeito,Drica...religião é um assunto tão simples q agente insiste em complicar...seria tudo tão mais facil se entendessemos assim, como vc descreveu, e começassemos a praticar o dois mandametos q Cristo tanto resaltou....

Unknown disse...

:)